Museu Nacional, 2022. Série: "Tragédias Anunciadas". Calcogravura. 84,1 x 59,4 cm (suporte) | 43,5 x 67 cm (mancha gráfica).


texto conceitual
museu nacional é a associação, no campo visual, da fotografia do museu com o seu traçado físico externo, que pretende reafirmar a presença através da falta destacando as perdas e espaços destruídos por meio da arquitetura da instituição. a escolha da técnica de ácido direto (lávis) foi propositalmente realizada com o intuito de agregar à fotografia um aspecto desgastado e carbonizado, remetendo ao incêndio que ocorreu em 2018. considerando, então, que “a memória não pode ser pensada como duplicação infinita do real” (CAMARGO, ana maria; GOULART, silvana. p. 105) e a seletividade é um fator substancial na tentativa dos museus em catalogar e hospedar parte da memória que se encontra, naturalmente, em um território sensível e fragilizado (assim como a ideia abstrata de “memória”), a obra fornece abertura para uma maior significação dos espaços vazios em razão da lacuna material deixada no patrimônio histórico e possibilita, enquanto passível de reconstrução e ressignificação, uma possibilidade de renovação mediante à novas atitudes futuras. além disso, propõe a reflexão da efemeridade da construção-museu enquanto importante componente na estrutura social, explorando, imageticamente, uma representação fragmentada da passagem do tempo e de seu fluxo inexorável que comporta, dessa maneira, a transitoriedade da vida material humana e a possibilidade de inversão de uma fração da eternidade, retornando, assim, ao seu recente passado que agora, se encontra destruído e carente de reconstrução.



descritivo
museu nacional é uma calcogravura feita por meio das técnicas de lávis e serigrafia sobre uma placa de cobre de 43,5 x 67 cm, impressa em um papel de 59,4 x 84,1 cm, com uma tiragem de 2 cópias. a obra é a associação, no campo visual, da fotografia do museu com o seu traçado físico externo, que pretende reafirmar a presença através da falta destacando as perdas e espaços destruídos por meio da estrutura física da instituição.