Incêndio atinge Museu Nacional, 2022. Série: "Tragédias Anunciadas". Litogravura. 48,5 x 35,5 cm (suporte) | 36 x 23,5 cm (mancha gráfica). Edição: 10




texto conceitual

A obra Incêndio atinge museu nacional propõe a exposição, de maneira cronológica, de todas as notícias que alertavam, antecipavam e apontavam a situação crítica do museu. As manchetes, em meio ao elemento fotográfico estilizado da fumaça, representam a origem do fogo que, de maneira literal e direta, renunciam à posição de instituições culturais como reféns do descaso estatal. Pretende-se, assim, explorar a resistência, entre chamas, do futuro e cidadania do nosso país, a tragédia do incêndio no Museu Nacional como um acontecimento anunciado e problematizar, por fim, a fragilidade do cenário museológico, científico e patrimonial no brasil que impacta, decisivamente, na construção da identidade e memória social.



texto descritivo

Incêndio atinge museu nacional é uma litogravura feita por meio da técnica de transferência de imagem reprográfica em uma pedra de calcário (48 x 32 cm). Impressa sobre papel de medida 48,5 x 35,5 cm, possui 36 x 23,5 cm de mancha gráfica e uma tiragem de 10 cópias. A composição visual da imagem é feita pela montagem das manchetes de reportagens de 1978 (as duas primeiras), 2015, 2016 e 2018, respectivamente; e uma das fotografias feitas durante o incêndio na noite da tragédia, ao fundo, que é fortemente contrastada e colocada em preto e branco.

You may also like

Back to Top